Arara vermelha, ameaçada de extinção, é recuperada em operação da Polícia Ambiental em Umuarama
Polícia Ambiental de Umuarama recupera Arara Vermelha, espécie ameaçada de extinção, furtada do Instituto Água e Terra. A ave foi restituída e traficante detido.
Nesta sexta-feira, 27 de setembro de 2024, a Polícia Ambiental de Umuarama atuou em conjunto com o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para a recuperação de uma Arara Vermelha, espécie ameaçada de extinção, durante uma prisão por tráfico de entorpecentes.
Durante a operação, realizada pela equipe do 25º BPM, além de drogas, foi encontrada uma Arara Vermelha na residência do indivíduo detido. Por se tratar de uma espécie em risco, a Polícia Ambiental foi acionada para realizar os procedimentos administrativos necessários. O autor recebeu uma multa no valor de R$ 5.000,00, e a ave foi apreendida para destinação adequada.
Entretanto, em um desdobramento inesperado, a Polícia Ambiental descobriu que a ave havia sido furtada do viveiro do Instituto Água e Terra (I.A.T.) na madrugada do dia 26 de setembro. Alguém invadiu o viveiro, cortou a tela de proteção e subtraiu a Arara Vermelha, que estava sob os cuidados do instituto para avaliação de suas condições de retorno à natureza.
Após a confirmação do furto, o caso passou a ser tratado como crime de furto qualificado, e um Boletim de Ocorrência foi registrado. O indivíduo, já detido por tráfico de drogas, também será responsabilizado pelo furto da ave.
A Arara Vermelha foi restituída ao I.A.T., onde continuará recebendo os cuidados necessários para que, em breve, possa ser reintroduzida em seu habitat natural.
A ação demonstra o compromisso das autoridades locais na proteção da fauna e no combate ao tráfico de drogas.
Fonte: Polícia Militar do Paraná