Português (Brasil)

Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa legado de compaixão, justiça social e humildade

Papa Francisco morre aos 88 anos e deixa legado de compaixão, justiça social e humildade

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano. Primeiro papa latino-americano, deixa legado de humildade, justiça social e reformas na Igreja Católica.

Compartilhe este conteúdo:

O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta. O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Joseph Farrell às 7h35 (horário local), ou 2h35 da madrugada no horário de Brasília.

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro não europeu a liderar a Igreja Católica em mais de 1.500 anos. Ele foi eleito em março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, em um dos momentos mais marcantes da história recente da Igreja.

O pontificado de Francisco ficou conhecido por sua ênfase no acolhimento, na simplicidade e na justiça social. Sempre próximo dos mais pobres e marginalizados, o Papa também promoveu reformas profundas dentro do Vaticano, enfrentou escândalos de abusos sexuais no clero com medidas mais duras e defendeu causas como o cuidado com o meio ambiente e a crítica às desigualdades do sistema econômico global.

Nos últimos meses, sua saúde vinha sendo motivo de preocupação. Em fevereiro, foi internado com uma infecção respiratória grave e, embora tenha recebido alta em março, estava visivelmente debilitado. Sua última aparição pública aconteceu no domingo de Páscoa, 20 de abril, quando, mesmo fraco, fez questão de abençoar os fiéis na Praça de São Pedro.

Em vida, Francisco expressou o desejo de ser sepultado de forma simples. Seu enterro será na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O Vaticano deve iniciar nos próximos dias o processo de escolha de seu sucessor, que ocorrerá conforme o protocolo da Sede Vacante.

Líderes e chefes de Estado do mundo inteiro lamentaram a perda. O rei Charles III declarou estar “profundamente triste” com a notícia. Já no Brasil e em toda a América Latina, o sentimento é de gratidão por aquele que representou os povos latinos no mais alto posto da Igreja Católica.

O Papa Francisco deixa um legado de fé, coragem e humanidade, que continuará inspirando milhões ao redor do mundo.

Fonte: IG Último Segundo, InfoMoney, Olhar Digital, HuffPost Espanha, Revista Quem

Compartilhe este conteúdo: