Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Polícia Ambiental flagra desmatamento ilegal de Mata Atlântica em Iporã/PR
Operação Protetor: Polícia Ambiental flagra desmatamento ilegal de 1,22 hectares de Mata Atlântica em Iporã/PR. Multa aplicada foi de R$ 14 mil e área foi embargada. Saiba mais!
Em mais uma ação da Operação Protetor, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA/CPE), atuou no combate a crimes ambientais no município de Iporã/PR.
A equipe foi acionada após receber um alerta do MAP/BIOMAS, que indicava possível degradação em área de vegetação nativa. Com o apoio de tecnologia de drone, os policiais ambientais confirmaram um desflorestamento ilegal de 1,22 hectares no Bioma Mata Atlântica, em estágio médio de degradação, sem autorização do órgão ambiental competente.
A ação contraria a Lei Federal 11.428/06 (Lei da Mata Atlântica) e o Decreto Federal 6.514/08, que regulamenta as infrações ambientais. Após investigações, os agentes identificaram o responsável pela área e procederam com as medidas legais, incluindo:
-
Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 14.000,00;
-
Embargo da área degradada (1,22 hectares);
-
Comunicação ao Ministério Público para apuração criminal, com base no Art. 38-A da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).
A Operação Protetor segue atuando no combate a crimes ambientais, reforçando a preservação dos biomas brasileiros e a fiscalização de áreas protegidas.
Fonte: Polícia Militar do Paraná (PMPR)
Confira mais notícias no Portal Ivaté.